Qual o melhor equipamento para carregar o meu carro?

Existem diferentes tipos de carregadores para veículos elétricos, adequados ao local de instalação, tempo de carregamento, potência e necessidade do utilizador.

Carregador de emergência

Normalmente, é o carregador que acompanha o carro no momento da compra e que permite carregar o carro em tomadas comuns, parecidas com as que temos em casa.

Pequenos e leves, estes carregadores podem ser usados em situações onde não são encontrados carregadores ou tomadas mais potentes.

Apesar da sua conveniência, a sua baixa potência implica uma menor velocidade de carregamento da bateria do carro.

Outra vantagem do carregador de emergência para carros elétricos é que funciona praticamente em qualquer casa, empresa ou comércio, uma vez que necessita somente de uma tomada comum.

Carregador portátil

Os carregadores portáteis são parecidos com os carregadores de emergência, porém a grande diferença é a potência de carregamento.

Enquanto os de emergência ficam limitados a 10 A (amperes) com 1 fase, os carregadores portáteis podem fornecer até 32 A e em até 3 fases, multiplicando por 10 a potência máxima fornecida, reduzindo drasticamente o tempo de carregamento das baterias. Os carregadores portáteis são ideais para pessoas que desejam carregar o carro elétrico utilizando apenas um carregador em vários locais (casa, trabalho, estacionamento) e para aqueles que não possuem condições elétricas necessárias para instalar uma unidade fixa em casa.

Carregador residencial ou Wallbox

Como são geralmente fixos e instalados na parede, estes carregadores são conhecidos como Wallbox (carregadores de parede).

Tal como os carregadores portáteis, os carregadores Wallbox são mais rápidos que os de emergência, e também mais seguros, pois utilizam uma instalação elétrica dedicada, garantindo maior segurança para as pessoas, para o equipamento e até mesmo para o imóvel.

Normalmente, o carregamento residencial é feito à noite, bastando ligar o carregador ao carro elétrico quando chega a casa do trabalho e na manhã seguinte a bateria está totalmente carregada.

Na maioria das vezes, o alcance de um VE (veículo elétrico) é suficiente para as viagens diárias, o que significa que não ser necessário parar em carregadores públicos para carregar.

Carregador comercial

Estes carregadores são muito semelhantes aos residenciais, a diferença está na quantidade de recursos disponíveis e na robustez.

Eles podem ser instalados na área interna ou externa, e são projetados para suportar um grande fluxo de veículos.

Carregadores comerciais, frequentemente, possuem mais do que uma saída de carregamento, possibilitando carregar mais do que um veículo ao mesmo tempo - ideal para estabelecimentos comerciais e condomínios, onde o uso tende a ser partilhado.

Os mesmos permitem a sua monitorização e controlo, possibilitando consultar o histórico de consumo e fazer a gestão de energia, como também monitorizar e controlar o acesso.

As informações podem ser acedidas no telemóvel ou computador, através de um módulo de comunicação direto.

Se está a pensar em instalar um carregador em sua casa ou empresa, contacte-nos e nós ajudamo-lo a escolher a melhor solução.

Quando é necessário fazer manutenção do sistema fotovoltaico?

A vida útil de um módulo é, em média, de 25 anos. Para garantir a sua longevidade e funcionamento eficiente, é importante realizar a manutenção e limpeza dos painéis solares. As poeiras e sujidade do exterior diminuem a eficácia dos painéis solares, por isso estes devem ser limpos com alguma frequência.

A manutenção consiste na limpeza das placas, e é recomendável que seja feita entre uma ou duas vezes ao ano, conforme as condições climáticas do local da instalação e da sujidade acumulada nos módulos.
As intervenções de manutenção dos painéis devem ser feitas unicamente por técnicos habilitados e com os equipamentos adequados, de modo a prevenir acidentes e o risco de eletrocussão.

Se o cliente identificar algum defeito ou desempenho abaixo do esperado no sistema fotovoltaico é necessário fazer uma manutenção corretiva, onde a assistência técnica especializada irá realizar o diagnóstico e reparo do problema.

A Wiisecure é uma empresa especializada que proporciona a instalação de painéis fotovoltaicos com equipamentos de qualidade, manutenções preventivas e periódicas, que minimizam as chances de mau funcionamento do sistema e a necessidade de gastos futuros.

É preciso fazer manutenção de extintores?

A manutenção de extintores é uma das tarefas muito importantes para o equipamento em si, bem como para a segurança das pessoas onde é instalado.

A lei obriga a que a manutenção de extintores seja efetuada por empresas especializadas e uma vez por ano ou sempre que o extintor for utilizado.

A manutenção dos extintores tem o objetivo de verificar se o mesmo encontra em bom estado e com todas as peças que lhe são inerentes. Por motivos de segurança e por lei, é necessário efetuar uma nova recarga do extintor de pó químico e do extintor de água de 5 em 5 anos. Para os extintores de CO2 esta recarga é obrigatória a cada 10 anos.

Após a manutenção, os técnicos responsáveis irão fixar no equipamento a indicação do ano e mês da revisão, bem como a data da próxima manutenção. Após a data indicada, o extintor perderá validade.

A Wiisecure é uma empresa certificada e registada na ANEPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil) com n.º 3053, para o desempenho da atividade, e com técnicos de formação especializada.